Produtores rurais do município de Colônia do Piauí participaram do curso de técnicas para criação de peixes em viveiros escavados que tem como objetivo incentivar a atividade da piscicultura focando a geração de renda.
O curso realizado de 01 a 05 de abril, ministrado pela engenheira agrônoma Camila Marinho, foi uma parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Piauí – SENAR-PI, prefeitura e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
Durante o curso os participantes aprenderam as informações necessárias para desenvolver a atividade e perceberam que de uma maneira planejada é possível agregar valor ao que produzem.
“Alguns participantes não tinham noção de predadores. É importante conhecer a ecologia dos viveiros. Ensinamos também a gestão do negócio, criar planejamento, ter o hábito de anotar, tornar o trabalho profissional. É fundamental introduzir técnicas que podem melhorar a atividade e diminuir perdas”, disse a instrutora.
O treinamento ensinou sobre construção e preparação e ecologia dos viveiros, qualidade de água, manejo alimentar – cálculo de ração, gestão da atividade, entre outras.