Apicultores recebem orientações técnicas do SENAR em parceria com o BNB
Isolda Monteiro
26 de setembro de 2019
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Piauí participou do I Seminário do Plano de Ação Territorial da Apicultura que aconteceu no auditório da Câmara Municipal do município de São Braz – PI. Na oportunidade foram discutidos vários assuntos da cadeia produtiva, entre eles a necessidade de profissionalização dos produtores rurais que desenvolvem a atividade apícola na cidade.
O instrutor do SENAR-PI, Pedro Augusto Ribeiro falou sobre a realidade da apicultura no território da Serra da Capivara e a importância das capacitações para o desenvolvimento da atividade.
“As capacitações ajudam os produtores na criação racional de abelha na região com isso há um ganho social, financeiro e, principalmente, no meio ambiente, pois também trabalhamos a conscientização da preservação da caatinga, a importância do reflorestamento e cultivo de plantas forrageiras como pasto apícola”, explica o instrutor Pedro Augusto.
Para o Agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste – BNB, Raimundo Ferraz o Plano de Ação Territorial da Apicultura Serra da Capivara é uma inovação na forma do banco trabalhar os financiamentos com as linhas de crédito do FNE e PRONAF, uma vez que o produtor estará também capacitado para melhor aplicar o investimento.
“Através de parceiros estratégicos o produtor recebe orientações técnicas sobre suprimento de infraestrutura, como recuperação de casa de mel; equipamentos; indumentárias; reflorestamento com as pastagens apícolas para suprir enxames no período da estiagem; orientação na comercialização. Ações que resultam em grande impacto na economia regional “, frisa Ferraz.
Pedro Augusto ressalta que “além de ser uma atividade produtiva da região, é a única que contempla o tripé da sustentabilidade, ou seja, o social com as famílias rurais, o econômico ( ganho financeiro ) da comercialização do produto / mel e cera e o mais importante, o ecológico, preservação ambiental das matas nativas”, conclui.
O evento foi organizado pelo comitê gestor da Apicultura do município, BNB, SENAR/PI e outras instituições.