Comitiva do Piauí participa de congresso de gestores da agropecuária
Isolda Monteiro
8 de novembro de 2019
Presidentes e representante de sindicatos rurais do Piauí participaram de 5 a 7, em Brasília-DF, do Congresso Brasileiro de Gestores da Agropecuária , realizado no Centro Internacional de Convenções de Brasília. Na abertura, a comitiva esteve reunida com o presidente da FAEPI, deputado federal Júlio César.
Durante o evento foram debatidas as políticas para o setor agropecuário em seus diversos aspectos, desde financiamento e apoio técnico até logística e meio ambiente, de maneira que uma política não venha a se sobrepor ou atrapalhar a outra.
Para a diretora executiva do sindicato rural de Uruçuí, Clélia Marisco o evento reuniu assuntos muito importantes para o agro e participar das discussões ajudou no esclarecimento sobre o posicionamento do setor para o futuro.
“Foi fundamental e gratificante participar. Pela primeira vez a base agropecuária foi chamada para ouvir e opinar sobre a organização do processo produtivo e a grande possibilidade de inclusão do médio e pequeno proprietário que está excluído da evolução tecnológica e comercial”, disse.
O Congresso apresentou aos participantes painéis setoriais para o debate de temas específicos e apresentação de conteúdos e inovações para o aperfeiçoamento da gestão da agropecuária brasileira.
Outro ponto bastante discutido foi a importância da Assistência Técnica e Gerencial para o desenvolvimento do agro. Nesse quesito Clélia Marisco comemorou a iniciativa de colocar em debate o tema. “A grande preocupação da necessidade de assistência técnica, inexistente atualmente ao pequeno e médio produtor como alvo prioritário de inclusão e crescimento. Mudança válida , necessária e urgente que foi colocada antes da implementação”, enfatiza Clélia.
O evento foi uma realização da CNM, CNA, SEBRAE com o tema: É nos Municípios que se promove o desenvolvimento, direcionado para prefeitos, secretários de agricultura, vereadores, extensionistas, instituições de ensino e pesquisa, presidentes de sindicatos, cooperativas, empresas do agronegócio entre outros atores ligados ao setor.