Senar discute capacitação de produtores e trabalhadores em boas práticas
Isolda Monteiro
11 de fevereiro de 2020
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a CropLife Brasil debateram na quinta (30) a elaboração de um curso de boas práticas agrícolas para produtores e trabalhadores rurais.
“Vamos trabalhar essas boas práticas agrícolas com a expertise do Senar tanto em capacitação quanto em assistência técnica e gerencial”, afirmou a diretora de Formação Profissional e Promoção Social, Janete Lacerda. “Essa parceria vai dar escala as ações que desenvolvemos, consequentemente proporcionará um crescimento profissional dos produtores e trabalhadores rurais.”
A Norma Regulamentadora nº 31, que trata da segurança e saúde no trabalho na agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal e aquicultura serviu como direcionamento para a criação do curso.
“Faremos essa capacitação visando aumentar a segurança no desenvolvimento da atividade agrícola. Com a expertise e capilaridade do Senar que já realiza treinamentos com esse foco, poderemos trabalhar a proteção da população do campo”, destacou o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, José Guilherme Leal.
Para Roberto Araújo, gerente de Educação e Boas Práticas Agrícolas da CropLife, a parceria vai unir forças e beneficiar o maior número de produtores e trabalhadores rurais. “Queremos levar para o produtor informações educativas sobre a adoção de boas práticas agrícolas, como utilizar corretamente as tecnologias para que elas gerem o valor que eles esperam”, ressaltou.
A CropLife Brasil é uma associação que reúne a experiência de diferentes segmentos que trabalham com pesquisa, desenvolvimento e inovação nas áreas de germoplasma, biotecnologia, defensivos químicos e produtos biológicos para promover a inovação e o manejo integrado das tecnologias no campo.
A reunião discutiu ainda as cadeias produtivas e os municípios que serão atendidos pela capacitação, que deve ser lançada em março deste ano.