Agronegócio: Programa Agronordeste no Piauí leva Assistência Técnica e Gerencial as propriedades rurais
Isolda Monteiro
26 de agosto de 2020
O Sistema FAEPI/Senar-PI, até a segunda semana do mês de agosto, realizou 51 assistências pelo Programa Agronordeste Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). Na última semana, as regiões visitadas incluíram as atividades de bovinocultura de leite, apicultura, fruticultura, ovinocaprinocultura.
Segundo superintendente do Senar-PI, Diego da Paz a assistência será importante para os municípios. “Nossos produtores têm conhecimento, mas com o acompanhamento e conhecimentos de gestão vão impulsionar a produção das suas propriedades rurais e através da expertise dos técnicos de campo, poderão tomar decisões assertivas”.
Para aumentar a produção e a rentabilidade dessas propriedades estão sendo realizados o diagnóstico produtivo individualizado, o planejamento estratégico, a adequação tecnológica, a capacitação profissional monitorados pelos supervisores regionais e técnicos do Senar-PI.
“Estamos trabalhando com 80 técnicos de campo, mais uma equipe de suporte. Essa ação conjunta com o Programa Agronordeste impacta positivamente o setor agropecuário”, afirma o coordenador do Programa no Piauí, Sílvio Brito.
O programa tem como foco a implantação de um modelo de operação e gestão das propriedades rurais, englobando todos os processos da cadeia produtiva, possibilitando a realização de ações efetivas, nas áreas econômica, social e ambiental, e nos processos de gestão de negócio, visando proporcionar a sua evolução socioeconômica da família e da comunidade.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar Piauí – atenderá 2.400 mil propriedades rurais, em 29 municípios, na primeira etapa do Programa Agronordeste, conduzido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa –, com o apoio da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA.