O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Piauí em parceria com a Prefeitura Municipal de Inhuma iniciou um treinamento para implantação de biodigestor móvel, ministrado pelo instrutor do Senar – PI Francisco Williams Sena .
O objetivo da oficina é ensinar aos agricultores a produzir o seu próprio equipamento. Essa tecnologia visa melhorar qualidade de vida dos produtores rurais e melhor convivência com os recursos naturais.
BIODIGESTOR
É um reator onde as bactérias digerem o esterco num ambiente favorável e sem oxigênio. Como produto, gera-se o biogás: um gás composto principalmente por metano. A degradação do esterco em um biodigestor produz um gás e, através dele, gera-se energia térmica ou motora.
O biodigestor construído consiste basicamente de um tanque plástico equipado com três saídas (biofertilizante, biomassa e produtos gasosos), sendo uma destinada à extração do biogás produzido e a outra para os resíduos líquidos (biofertilizante) e sólidos (biomassa) do processo. A quantidade e composição do biogás gerado dependem do tipo e da quantidade de matéria orgânica utilizada.