O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) lançou na, quarta (26), a quarta edição da Série Metodológica da instituição em uma reunião virtual que reuniu mais de 100 profissionais das 27 administrações regionais dos estados e Distrito Federal.
A série possui cinco documentos institucionais que direcionam as ações de Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS) do Senar em todo o Brasil. Na videoconferência, foram apresentados os três volumes que detalham o processo da FPR para equipes técnicas, instrutores e para mobilizadores.
“A Série Metodológica é o documento norteador para os profissionais do Senar. Para qualquer ação da instituição, existe uma orientação. Essa atualização é importante para que os agentes tenham conhecimento e o apliquem no dia a dia de seu trabalho”, ressaltou a diretora de Educação Profissional e Promoção do Social, Janete Almeida.
A coordenadora de Formação Profissional e Promoção Social do Senar, Deimiluce Coaracy, expôs a trajetória desde a primeira série metodológica, em 1993, até a quarta edição, apresentada hoje, que começou a ser atualizada em 2019.
“A nova edição traz informações atualizadas sobre os processos, o planejamento e do processo ensino-aprendizagem do Senar. O conteúdo foi escrito em formato de revista com linguagem moderna para que a leitura seja mais leve e fluída”, declarou.
Documentos – A publicação “O processo da Formação Profissional Rural” mostra as ocupações em ascensão e suas tecnologias. “A novidade é a inclusão da formação por competências, que é um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que permitem o desenvolvimento autônomo e eficaz no campo de atuação profissional”, ressaltou Deimiluce.
O assessor técnico do Senar, Marcelo Rabello, apresentou os documentos “Processo da Formação Profissional Rural e da Promoção Social para Instrutores” o novo documento da série para “o mobilizador do Senar”.
Durante a reunião virtual, a assessora técnica do Senar, Patrícia Machado, também compartilhou informações sobre os sistemas de gestão de eventos do Senar que reúnem informações sobre os cursos, capacitações e perfil dos participantes a partir da classificação de cada ação indicada na série metodológica.
Depoimentos – Os profissionais das administrações regionais do Senar ressaltam a importância da série metodológica para o desempenho de suas funções.
“Cheguei ao Senar em 2018 e a séries metodológicas foram documentos norteadores e informativos para que eu iniciasse minhas atividades na instituição”, revelou Deisy Alves, coordenadora pedagógica do Senar/TO.
“Conheci o Senar em 2004 como instrutor. Agora fazer parte dessa história e poder participar desde 2015 como supervisor é muito gratificante”, ressaltou o supervisor Técnico do Senar Bahia, Bruno Assis.