Os resultados do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) no município de Fronteiras – PI foram apresentados em encontro com os produtores de ovinocapricultura. “Esta avaliação é importante para que possamos visualizar a evolução que vocês conquistaram com as orientações”, explicou o gerente regional Sílvio Brito. Há um ano produtores da região são atendidos pela ATeG do Senar- -PI, dentro do programa Agronordeste, na cadeia da Ovinocaprinocultura de corte.
O presidente do Sindicato Rural de Fronteiras, Norberto Pereira destacou a importância do programa Agronordeste para os produtores rurais, bem como a parceria do sindicato com o Sistema. “Como legítimo representante do Sindicato Rural deste município, parabenizo os idealizadores desta reunião em nome do SENAR/FAEPI. Tais participações dos eventos ATeG, objetivam a qualidade e produtividade das cadeias produtivas do agronegócio. Foram os frutos experiências e conhecimentos transmitidos neste ano, que hoje está concluindo o curso de melhoramento e desenvolvimento da ovinocaprinocultura”. disse.
A metodologia da ATeG prevê o diagnóstico produtivo como primeira fase do trabalho. Nessa fase os técnicos de campo identificaram os pontos que poderiam ser melhorados e os que apresentaram evolução.
Entre os avanços que já são visíveis estão mudanças no manejo. A técnica de campo, Valzeneas Moreira destacou a construção de aprisco com brete; descarte de matrizes velhas; incentivo no plantio de forragem, comercialização; anotações no caderno do produtor, entre outras iniciativas.
“Através do Senar estamos aprendendo cada vez mais, o programa veio para de fato ajudar os produtores. Muitas coisas que não sabíamos, até simples , como cuidar do umbigo do animal para não contrair doenças foi ensinado, além de melhorias que conseguimos fazer , melhorando nosso rebanho”, Samuel Agripino, produtor.
Para dona Maria com a chegada do técnico de campo houve uma melhora no rebanho e aprenderam a controlar os custos. “Antes a gente não fazia silagem, já fizemos duas, então isso já é uma prosperidade boa, vamos entrar na seca e vai diminuir a despesa e os animais nossos animais melhoraram 90%”, comemora.
Participou do evento o gerente da ATeG , Sílvio Brito, o prefeito de Fronteiras, Eudes Agripino, o presidente do Sindicato Rural Norberto Pereira e o supervisor ATeG da região, Alexandre Magno, além dos técnicos de campo Jeosadak Andrade e Valzeneas Moreira.