Senar realiza avaliação da ATeG com produtores de Pio IX
Isolda Monteiro
28 de agosto de 2021
O Senar Piauí realizou dois encontros avaliativos da atuação da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) com produtores as cadeias produtivas da Fruticultura e Ovinocaprinocultura do município de Pio IX.
Além dos produtores, participaram da avaliação o gerente da ATeg Sílvio Brito, o supervisor Alexandre Magno, o responsável pelo setor de Arrecadação do Senar PI, Hylton Eloy, o presidente do Sindicato Rural de Pio IX, Luís Pereira, o mobilizador Diogo Maia e os técnicos de campo que atendem a região, Welton Alencar e Lígia Xavier.
O presidente do Sindicato Rural Luís Pereira deu as boas-vindas e pontuou a importância de avaliar o primeiro ano de assistência técnica no município. “Desde que começamos a participar do Sindicato tomamos conhecimento do Senar e já fazíamos capacitações, com a gestão do deputado Júlio César veio um estímulo maior para o funcionamento dessas ações e, consequentemente veio a assistência técnica. Como representante do sindicato, tivemos a missão de escolher as cadeias produtivas a serem trabalhadas e optamos pela cajucultura, apicultura e ovinocaprinocultura por serem a vocação da nossa região, então, nada mais interessante do que essa avaliação. Além da assistência é importante termos capacidade de nos organizarmos para atingirmos os melhores resultados”, explicou Luis Pereira.
Na ovinocaprinocultura, conforme dados catalogados pela técnica de campo Lígia Xavier, uma das ações realizadas foi o melhoramento genético, bem como estimulou os produtores a criar fundo de reserva das receitas obtidas para futuramente investirem nas propriedades. Na oportunidade o técnico de campo Welton Alencar apresentou o trabalho desenvolvido na cadeia produtiva da fruticultura e mostrou as ações que vem realizando com os produtores.
Um dos produtores que participaram foi o Carlos Jefferson demonstrou satisfação com os resultados. “Sou muito grato ao Senar e ao sindicato por tudo que conseguimos até aqui. Com a assistência aprendemos novas tecnologias e tem dado bons resultados nos nossos pomares”.
CONTRIBUIÇÃO
Os produtores também participaram de palestra do programa Cidadania Rural no SENAR Piauí. O representante do setor de Arrecadação do SENAR – PI, Hylton Eloy destacou que o momento é oportuno para conscientizar ainda mais os produtores sobre assuntos como a contribuição que é revertida na forma de ações para as comunidades rurais.