Sindicato de Altos promove curso de operação de máquinas com a participação de mulheres
Isolda Monteiro
1 de setembro de 2021
As mulheres cada vez mais lidam com a operação de máquinas agrícolas, área considerada majoritariamente masculina. O Sistema FAEPI/SENAR-PI, em parceria com o Sindicato Rural de Altos, promoveu curso de Operador de Tratores Agrícolas Básico, ministrado pelo instrutor Paulo de Lucas Fontenelle, no qual participaram duas mulheres da região.
“Posso dizer que foi uma experiência única em que em meio a tantos homens tinha duas mulheres poderosas para poder representar a força da mulher no campo, e poder reforçar que lugar de mulher é onde ela quiser, fomos bem acolhidas e respeitadas, uma experiência de convívio e de aprendizados novos em que eles puderam aprender com a gente a delicadeza das coisas. Fiquei muito feliz em saber que fui uma das primeiras mulheres da cidade de Altos a concluir o curso de operação de tratores agrícolas desenvolvido pelo Senar e tendo apenas 19 anos, é muito gratificante ter esse reconhecimento na agricultura”, disse Joicy Barbosa, participante do curso.
Cada vez mais a força feminina tem se destacado no agronegócio, independentemente do tamanho da propriedade, seja na administração do negócio ou na condução da produção. Também inscrita no curso, Ana Silva disse que a formação foi um desafio vencido. “o curso foi muito bom, ainda há muita carência de mulheres nessa atividade no campo, é a nossa oportunidade de ingressar nesse mercado” disse.
Para o presidente do sindicato rural de Altos, Fausto Ribeiro, as ações promovidas pelo sindicato em parceria com o SENAR-PI são muito importantes para promover o acesso ao conhecimento e qualificar mão de obra no campo.
“O Senar me deu essa oportunidade de poder conhecer mais de perto a prática de tratores agrícolas, o curso em si foi muito maravilhoso, bem desenvolvido e bem didático tanto nas aulas práticas como nas aulas teóricas. As mulheres ainda não ocupam a porcentagem ideal no campo, mas tenho certeza de que conquistaremos isso com muita garra e dedicação mostrando que somos fortes e perseverantes naquilo que queremos”, finaliza Joicy Barbosa.