Piauí sedia a abertura nacional da colheita de soja, pela 1ª vez
Larissa Belo
18 de fevereiro de 2022
Pela primeira vez o Piauí sediou a abertura nacional da colheita de soja 2021/22, o evento que marca o início da colheita dos grãos coincide com a melhor safra obtida pelo estado nos últimos 20 anos, segundo levantamento da Companhia Nacional de Abas
tecimento (Conab).
O evento aconteceu nesta quinta-feira, 17, na Fazenda Progresso, no município de Sebastião Leal, 409 km ao sul de Teresina, no cerrado piauiense, e contou com a participação de autoridades, produtores e especialistas em oleaginosas e representantes de 16 estados.
Na programação foram discutidos diversos temas importantes para o agronegócio como falta de insumos, logística, fronteira agrícola, mercado e clima. Em sua fala, o presidente da Associação Brasileira de Soja do Piauí (Aprosoja-PI), Alzir Neto, destacou os potenciais do que o Piauí pode oferecer. “Os resultados são muito satisfatórios. Uma safra recorde que a gente começou a colher, esse é um ato simbólico de colheita, o Piauí mostrando que tem uma capacidade de produzir muito por hectare, mostrando que tem técnica, tem precisão no trabalho e tem votação para agricultura. Então, o evento é simbólico, traz de pessoas do Brasil inteiro, discussões atuais de uma forma didática para o produtor rural e para a sociedade entender a grandeza que é agricultura brasileira e piauiense”, comentou.
Em seu discurso, o Presidente do Sistema Faepi/Senar Piauí, deputado Júlio César, falou que o Piauí vem aumentando a cada dia a sua participação no Agronegócio e se tornando competitivo no mercado, aumentando sua produção e a produtividade, aumentando a eficiência das empresas e a participação do setor no PIB nacional e piauiense, e destacou como a regularização fundiária tem contribuído para esse desenvolvimento. .
O projeto é idealizado pela Aprosoja Brasil e a Aprosoja Piauí. Esse ano, o evento marca a colheita da 10ª temporada.
FAZENDA PROGRESSO
A Fazenda Progresso possui 36 mil hectares de área total de lavoura e nesta safra 21/22, 26.250 hectares foram destinados ao plantio de soja. A expectativa é colher de 60 a 63 sacas por hectare.