SENAR ESTEVE PRESENTE NA EXPOCORRENTE LEVANDO CONHECIMENTO PARA O PRODUTOR RURAL
Larissa Belo
18 de julho de 2022
De 12 a 17 de julho Corrente, no extremo sul do Piauí, foi palco da 2ª maior feira agropecuária do estado, a Expocorrente. Após dois anos sem acontecer por causa da pandemia, a 45ª edição da exposição foi um sucesso e movimentou o agronegócio na região, gerando oportunidades de negócios para quem atua diretamente no setor agropecuário.
O Senar Piauí esteve presente com um stand para atender os produtores rurais e a população em geral, com a realização de palestras e oficinas voltadas para os produtores rurais atendidos pela ATeG, técnicos de campo, supervisores e população da região e de cidades circunvizinhas e de outros estados. Durante o evento ainda teve premiação de produtores atendidos pela ATeG na região na cadeia de bovinocultura de leite.
“A 45ª Expocorrente é uma feira importante, a mais tradicional feira agropecuária do sul do Piauí, e aqui nós temos a presença efetiva do Senar trazendo conhecimento, qualificação profissional, palestras, oficinas, como sempre o Senar se faz presente, onde o produtor está, cumprindo a nossa missão de apoiar quem trabalha e produz no campo”, afirmou o presidente do Sistema Faepi/Senar, Filemon Paranaguá.
As palestras abordaram diversos temas, como olericultura, biotecnologia de melhoramento genético para bovinos, inseminação e melhoramento genético em caprinos. Já as oficinas foram de cortes especiais de carcaças de ovinos, culinária regional e demonstração de fabricação de cachaça artesanal, além de uma aula show sobre fogo de chão, desossa e parilha.
A FAEPI participou efetivamente do evento com a presença de vários presidentes de sindicatos de outras regiões do estado.
“O Senar junto com os sindicatos patronais vem realizando um trabalho significativo para levar resultado e lucro ao produtor rural de todo o estado do Piauí. Durante a 2ª Expocorrente, trouxemos caravanas da nossa assistência técnica e gerencial que realizamos aqui na região do extremo sul do estado, onde o produtor está comercializando seu produto, participando de leilões e sendo premiados pelos resultados alcançados com a ATeG”, concluiu o superintendente do Senar no Piauí, Diego da Paz.
A região sul é a maior produtora de rebanho do Piauí e tem o melhor trabalho de melhoramento genético. A exposição aconteceu no Parque de Exposições Governador Alberto Tavares Silva que foi reformado recentemente pelo Governo do Estado e recebeu várias melhorias como a construção de arena de shows e eventos, tatersal, banheiros, galpão de eventos, banhadouros, arquibancadas, cabines, pavilhões de exposição, pavilhão de torneio leiteiro, stands, laboratórios.