DIA DE CAMPO REÚNE PRODUTORES DE PEIXES DE ALTOS, NAZÁRIA, PAU D’ARCO E TERESINA
Larissa Belo
20 de julho de 2022
Os produtores de peixes dos municípios de Altos, Nazária, Pau D’arco e Teresina participaram nesta terça-feira, 19, de um Dia de Campo na Fazenda Naua, no município de Altos. O Dia de Campo tem o objetivo de juntar a teoria com a prática e contribuir de forma significativa no dia a dia do piscicultor.
Durante o dia de campo os produtores puderam trocar experiências sobre o correto planejamento e aplicação de técnicas de manejo na prática, além de ouvir instrutores através de palestras sobre os problemas mais comuns enfrentados no dia a dia do piscicultor, como a qualidade da água, alimentação, sistemas de cultivo e comercialização do pescado.
“O dia de campo é uma ferramenta que a gente utiliza dentro da nossa metodologia para difundir tecnologias, experiências e informações que a gente identifica durante o decorrer da assistência técnica executada e mostrar, na prática, o dia a dia de um produtor que tem uma boa visibilidade no mercado, para que todos os produtores possam visualizar e perceber que eles também podem, como produtores rurais desenvolver algo semelhante ou se inspirar para desenvolver alguma coisa em sua propriedade”, explicou a supervisora da ATeG Nara Walleska.
O proprietário da Fazenda Naua, Rafael Paz, também é atendido pela ATeG do Senar na área da piscicultura, ele conta que já havia iniciado a criação de peixes, mas desistiu porque teve muito prejuízo, por não saber lidar com a criação de peixes. Ele retornou a atividade há 01 ano. “Antes da chegada da assistência técnica a gente tinha uma pequena produção, simples, o lucro era muito baixo, muitas vezes com prejuízo. Agora, depois da chegada da ATeG temos tido uma melhor lucratividade, maior rotação das culturas, melhoria do desenvolvimento da qualidade do nosso produto”, contou o proprietário.
A piscicultura, que é a produção de peixes em ambientes controlados, é uma atividade aquícola que vem crescendo rapidamente no Brasil. É desenvolvida em praticamente todas as regiões do país, sendo relativamente complexa e nova no meio rural.
“Esse é o primeiro dia de campo realizado em Altos em parceria com o Sindicato, e os produtores atendidos pela Assistência Técnica do Senar só tem a ganhar com esse trabalho realizado. A piscicultura é uma atividade que tem feito muito sucesso aqui na região, então acredito que daqui para frente a tendência é que nós possamos melhorar a qualidade do nosso produto”, declarou o presidente do Sindicato de Altos, Antônio Fausto.
À tarde, houve uma reunião de alinhamento onde foram apresentados os resultados alcançados no 1º ano de execução do Projeto Agronordeste na região, onde podemos destacar o início da criação da associação de piscicultores de Altos e Pau D’arco, compra coletiva de ração, melhoramento de técnicas de cultivo, maior produtividade, planejamento do cultivo, qualidade do pescado e a importância de se adquirir conhecimento e buscar mercado.
O Dia de Campo foi organizado pelo técnico de Campo Fernando Carvalho e pela supervisora Nara Wallêska.