O Serviço de Aprendizagem Rural do Piauí – SENAR-PI, realizou, na noite da última sexta-feira (16), a cerimônia virtual de colação de grau do Curso Técnico em Agronegócio, formando 23 novos profissionais de 04 turmas distribuídas nos polos de Campo Maior, Guadalupe, Parnaíba e Teresina. A solenidade aconteceu de forma virtual, com transmissão a partir do auditório do SENAR, em Teresina, e foi presidida pelo superintendente do Senar Piauí, Diego da Paz Carvalho.
Em sua fala, o superintendente do Senar/PI Diego da Paz, destacou a importância da Rede E-Tec no Estado: “Hoje o SENAR está com 6 pólos da Rede E-Tec, dentre eles três cursos técnicos nas áreas de Agronegócio, Fruticultura e Zootecnia. O trabalho que o SENAR vem realizando no Piauí é um trabalho muito digno e que vem colaborando cada vez mais com o desenvolvimento do Estado do Piauí.”
O Senar/PI iniciou em 2015 o primeiro curso de Educação Formal com o objetivo de habilitar profissionais na gestão do agronegócio, para atuação em diferentes segmentos e cadeias produtivas da agropecuária nacional.
A cerimônia híbrida contou com a presença dos alunos Marília de Miranda Nunes (juramentista), Bruno Silva e Francisco de Assis (orador) representando todas as turmas, Anielly Leite, Oneli Soares, Tailândia Pereira e Losiram de Melo (de forma online), representando os paraninfos e o gerente da Educação Formal do Senar, Reginaldo Soares.
Em seu discurso, o orador da turma, Francisco de Assis, lembrou da pandemia da Covid-19: “Percorremos até aqui um longo caminho. Caminho este que foi marcado por acontecimentos que mudaram a vida de todos nós. momento pandêmico, que fez com que todo mundo mudasse os hábitos, comportamentos e vivências diárias.” E destacou a importância da paraninfa Anyele Leide (Pólo Parnaíba): “Como agradecimento pelo esforço junto a todos os alunos indistintamente gostaríamos de homenagear a nossa paraninfa Anyelle de Fátima Borges Oliveira Leite que muitas vezes abdicou do seu lazer com a sua família para estar ao nosso lado dando informações sobre provas, notas, faltas, não importando se era cedo do dia ou tarde da noite, o tempo regrado não fazia parte do seu vocabulário, nunca houve estresse, mas sim, excesso de motivação para que continuássemos.”
Com duração de dois anos, o curso contou com 1.230 horas e 25 unidades curriculares, com disciplinas na área de Administração Rural, Contabilidade Rural, Introdução ao Agronegócio, Matemática Financeira, entre outras. O curso é totalmente gratuito, semipresencial, 80% a distância e 20% presencial.