4º ENCONTRO DE POLOS DA EDUCAÇÃO FORMAL ACONTECEU EM URUÇUÍ COM FOCO NO AGRONEGÓCIO
Larissa Belo
12 de novembro de 2022
Mais de 120 alunos e tutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR – Piauí, dos pólos de Teresina, Campo Maior, Parnaíba, Pio IX, Guadalupe e Corrente estiveram reunidos nesta sexta-feira, 11, em Uruçuí para participarem da 4ª edição do encontro de Polos da Educação Formal.
A ideia do encontro surgiu em 2018 quando o Coordenador da formação formal, Reginaldo Veloso, teve a ideia de reunir os alunos de todos os polos do estado para uma aula prática durante a Expoapi. O encontro foi incrementado com palestras, trocas de experiências e uma confraternização. A ideia foi aprovada pelos alunos e então se tornou um encontro anual, com exceção de 2020, por conta da pandemia ocasionada pela Covid-19.
“O objetivo do encontro é integrar os alunos de todos os polos e promover o compartilhamento de conhecimentos. Além de dar a oportunidade para os alunos vivenciarem na prática o que é visto em sala de aula e conhecer outras realidades”, explicou o coordenador da formação formal, Reginaldo Veloso. O tema desta edição foi a cadeia do agronegócio, com foco na produção e tecnologias de grãos.
Durante a manhã, os alunos participaram de uma visita de campo na Fazenda Progresso, em Sebastião Leal, onde conheceram de perto o plantio de soja e toda a estrutura de armazenamento e processamento de sementes e grãos.
“Esse ano decidimos trazer o encontro de pólos para conhecer um pouco a produção de grãos e de algodão na prática, além de mostrar a riqueza do cerrado piauiense para os alunos de outros polos. Hoje tivemos a oportunidade de levar os alunos a campo, junto ao Grupo Progresso, que é referência em produção de grãos e sementes em todo o Brasil, onde eles tiveram a oportunidade de conhecer um pouco a produção, o preparo de solo, plantio, colheita e também do beneficiamento, não só de grãos, como de soja, como também trabalhar a parte do algodão”, explicou o Superintendente do Senar Piauí, Diego da Paz.
“É uma satisfação estar vivendo esse momento porque está bem inserido no pensamento que realizamos. O encontro é grandioso em trazer esses jovens para adquirir mais conhecimento na formação de opinião, após passar pela parte técnica em sala de aula vim fazer a vivência dentro da nossa propriedade. Me honrada em compartilhar essa responsabilidade da transferência de educação e conhecimento para fomentar e alavancar todo o nosso bem estar na prática do agro”, afirmou Ani Sanders, co-fundadora e superintendente administrativa do Grupo Progresso.
À tarde, os alunos puderam assistir a palestras no 2º encontro de gestão de pessoas no agronegócio piauiense, um evento realizado pela APIPA – Associação Piauiense dos Produtores de Algodão – que contou com a parceria do Senar e de outros órgãos ligados ao agronegócio, na Assembleia de Deus Ministério de Madureira. O encontro tinha o objetivo de proporcionar capacitação na área de gestão de pessoas e qualificação no agronegócio. A programação contou com palestras sobre o agronegócio do algodão, liderança e gestão de pessoas no padrão Disney, gestão de emoções, cenário do agronegócio piauiense, além de bate-papo e cases de sucesso.
O encontro de polos foi criado pela gerência da educação formal, administração regional Piauí, e é o único estado da federação que realiza esse encontro anual.
“Um encontro como esse é importante para os alunos verem na prática o que vemos em sala de aula, além de conhecerem a realidade de fazendas de grande porte. O Senar está de parabéns pela organização do evento”, Paulo Melo Segundo, tutor da Rede E-Tec.
Para a estudante do curso técnico de agronegócio do pólo Teresina, Martha Karina, o encontro é importante para conhecer outras realidades “É um encontro que traz uma visão mais profunda pra gente, bem diferente, porque viemos para um local em que a gente vai ter uma experiência diferente da que a gente tem em nossa cidade. Visitando a fazendo Progresso a gente tem uma visão bem diferente do pequeno produtor, passamos a ter a visão do grande produtor, e abre a nossa visão para o grande”.
“O encontro superou as minhas expectativas. Quero muito agradecer ao Senar por esse momento que está proporcionando para nós. Desde a questão do transporte até a logística, em principal a visita a uma outra realidade, proporcionando esse contato direto com o campo. Eu, por exemplo, vim de Parnaíba para conhecer uma outra produção bem diferente da que produzimos localmente lá, e como profissional isso tem agregado a cada dia no meu conhecimento, gerando essa experiência diretamente com o produtor”, Adyel Kennedy aluno de Fruticultura, polo Parnaíba.
A diretora executiva do Sindicato de Uruçuí, Clélia Marisco, participou do encontro e destacou a importância da parceria entre o Senar e o Sindicato Rural para o produtor rural, em especial na área técnica e social. “Você não imagina o sonho que era da nossa parte receber pessoas de outras regiões do estado para virem conhecer e ver de perto a realidade do cerrado, porque quando você ouve falar, escuta 80% contra e 20% a favor de quem não vive a situação. E hoje esses alunos, com certeza serão porta-vozes daquilo que eles estão assistindo. O Senar mais uma vez está fazendo a diferença”, concluiu.
O encerramento do encontro aconteceu a noite, com um jantar de confraternização com a presença de alunos, tutores e a coordenação da Rede E-Tec Piauí.