CNA Jovem encerra capacitação de instrutores em Brasília
Isolda Monteiro
12 de maio de 2023
Última rodada de treinamentos reuniu na quinta (11) e sexta (12) representantes de GO, RN, RS, PA e PI
O Senar capacitou, na quinta (11) e na sexta (12), o terceiro e último grupo de instrutores e gestores do Programa CNA Jovem 2022/2023, na sede do Sistema CNA/Senar, em Brasília.
A capacitação reuniu representantes de Goiás, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Pará e Piauí, sob a coordenação dos consultores Ricardo Dornas e Celso Garcia.
“O treinamento propicia aos gestores e instrutores o entendimento sobre a metodologia do programa, para terem o domínio necessário para a condução dos encontros estaduais presenciais, que são de grande importância para o sucesso do CNA Jovem”, explica o assessor técnico do Senar, Caio Vasconcelos.
Mariana Moura Cherubini, do Rio Grande do Sul, já foi participante do CNA Jovem na 4ª edição e conta sua experiência de estar do outro lado, agora como instrutora.
“Enquanto participante eu tinha uma visão do CNA Jovem. Enquanto instrutora, eu tenho a oportunidade de aprender e contribuir sob outro viés, porque eu entendo o que os jovens estão passando nessa edição porque eu também já vivenciei”, afirma.
“Está sendo muito gratificante porque tenho pontos dos dois lados e percebi o quanto o programa é relevante e o quanto transforma a realidade dos jovens. Agora tenho o papel de estimular e engajar outros jovens que terão a mesma sensação que eu tive: que valeu a pena”.
A gestora do programa no Piauí, Márcia Borges, explica que é a segunda edição que o estado participa e que já tem selecionado 18 jovens para a etapa estadual. Para ela, o treinamento traz orientações e informações necessárias para realização dos encontros estaduais “com muita qualidade”.
“É um momento extremamente enriquecedor. Vamos nos dedicar para fazer um encontro bem organizado e colaborar com os jovens que estão participando para que eles continuem trilhando o caminho da liderança e cheguem à etapa nacional”, disse.
Os encontros estaduais iniciam em junho e os nacionais, que nessa edição serão três encontros, acontecem em agosto, outubro e dezembro. Para mais informações sobre o CNA Jovem, acesse: https://cnajovem.org.br/