Senar Play: conheça o novo ambiente virtual de educação continuada
Isolda Monteiro
9 de outubro de 2023
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural lançou, na quinta (5), o “Senar Play”, um ambiente virtual que reúne, gratuitamente, um amplo conteúdo educativo na área de agronegócio, disponível para os produtores rurais brasileiros.
O diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, fez o lançamento da nova ferramenta de educação continuada em live realizada na quinta (5), juntamente com a diretora de Educação Profissional e Promoção Social do Senar, Janete Lacerda. A plataforma online já está disponível para utilização.
“É um momento histórico o lançamento desta plataforma do Senar Play, que vem dentro de um objetivo de manter a nossa intuição modernizada e acompanhando toda a inovação que o nosso setor do agro vem realizando”, destacou Carrara.
“O Senar, como instituição de educação, não pode parar no tempo e o Senar Play é a concretização dessa sinalização de que vamos continuar atendendo a milhões de produtores rurais em todo o país”, completou.
A ideia do Senar Play é proporcionar ao produtor rural uma ferramenta robusta de aprendizado, que pode ser acessada em qualquer lugar a qualquer momento.
Os conteúdos abrangem temas variados, visando atender as mais diversas necessidades do setor e estão disponíveis em inúmeros formatos – como vídeos, cartilhas, podcasts e cursos. Os usuários terão acesso a materiais atualizados e pertinentes ao cenário atual do agro brasileiro.
Evolução – Segundo o diretor-geral do Senar, a formação profissional rural sempre foi o carro-chefe das ações da instituição, desde a sua criação, há mais de 30 anos. “Produzimos uma série de materiais impressos, cartilhas, vídeos, áudios, tudo criado pelos nossos técnicos de campo e nossa equipe técnica”.
“O desafio foi concentrar todo esse conteúdo em um único local para facilitar o acesso do produtor rural, do seu funcionário e da sua família”, disse Carrara.
Durante o lançamento, Janete fez uma contextualização da atuação do Senar no campo da educação. “Desde o início realizamos os nossos cursos presenciais e há 13 anos iniciamos com educação a distância, onde evoluímos bastante. Foram mais de 160 cursos distribuídos em programas temáticos, com cerca de 200 professores criando conteúdo e mais de 1.6 milhão de alunos matriculados no EAD do Senar, contabilizando 30 milhões de horas de capacitação”, explicou a diretora.
Segundo ela, a evolução fez com que o Senar chegasse a esse ambiente de conteúdo digital. “Com a evolução tecnológica e as mudanças comportamentais, trazemos essa grande inovação que vem agregar ao portfólio de soluções educacionais do Senar”.
Na live, a doutora em educação a distância e coordenadora da Dot Group, Carolina Schmitt Nunes, apresentou toda a plataforma, desde o primeiro acesso até a utilização de alguma solução educacional.
“O Senar Play tem o propósito de oferecer, de forma estruturada e com uma experiência de navegação agradável e intuitiva, um portfólio de vídeos, podcasts e cartilhas para que vocês possam acessar e usufruir dentro do Portal EAD Senar”, ressaltou Carolina.