Encontro de Polos promove visita técnica à Granja Moreira, em Valença
Isolda Monteiro
7 de novembro de 2023
No último final de semana, foi realizado mais um Encontro de Polos da Educação Formal promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/PI). Cerca de 200 estudantes dos polos de Teresina, Campo Maior, Parnaíba, Pio IX, Guadalupe e Corrente, que estão matriculados nos cursos Técnicos de Agronegócio, Zootecnia e Fruticultura, tiveram a oportunidade de realizar uma visita técnica à Granja Moreira, localizada no município de Valença.
O propósito desse encontro anual é a integração dos alunos de diferentes polos e a promoção do compartilhamento de conhecimento. Além disso, proporciona aos alunos a experiência prática daquilo que aprendem na sala de aula, possibilitando a criação de novas conexões e o estabelecimento de redes de contatos profissionais.
Mairla Portela, gerente de Educação Formal, ressaltou a importância de conhecer empreendimentos bem sucedidos no setor. Ela afirmou que “ao visitar uma granja de grande porte, que opera com tecnologia e rigorosas normas de biossegurança, os alunos têm a oportunidade de compreender toda a gestão da empresa e o funcionamento da cadeia produtiva da avicultura.”
As atividades tiveram início com uma visita às áreas de produção de ração, criadouro, abatedouro, postura, produção de queijo e vacaria, permitindo aos alunos observar em detalhes cada etapa do processo de produção na Granja.
Durante a tarde, os estudantes participaram de palestras no auditório do Instituto Federal do Piauí (IFPI). O empresário Carlos José falou da história de sua empresa, enquanto sua esposa, Íris Moreira, apresentou o trabalho social realizado pelo empreendimento. Para encerrar, o neuropsicólogo Luciano Coppini ministrou uma palestra motivacional com o tema “Você está no comando da sua vida”.
Diego Paz, superintendente do SENAR, também participou da visita técnica e destacou a importância do envolvimento da família em todos os processos. “Temos aqui um exemplo de sucesso na sucessão familiar, um desafio para as empresas rurais. A liderança e veia empreendedora do produtor Carlos José na gestão da Granja são evidentes”, comentou.
O produtor Carlos José expressou sua satisfação em receber os estudantes e compartilhar os resultados de seu trabalho. “Estou feliz em ver o reconhecimento do fruto do meu esforço e em transmitir informações sobre nosso negócio e nossa abordagem, demonstrando que é possível crescer e alcançar o sucesso”, disse.
Um dos alunos, Wanderson Espíndola, elogiou a iniciativa do SENAR, afirmando que “a visita nos permitiu uma visão detalhada da estrutura da cadeia produtiva da avicultura”.