Mulheres do Agro se reúnem em Uruçuí para discutir liderança, inovação e empoderamento
Isolda Monteiro
9 de maio de 2024
Mais de 100 mulheres do agronegócio da região de Uruçuí se reuniram durante a Exposoja, no Distrito de Nova Santa Rosa, para participar do Encontro de Mulheres do Agro.
O evento, idealizado pelo Sindicato Rural de Uruçuí e pela Comissão das Mulheres do Agro da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Piauí (Faepi), foi uma oportunidade para as participantes trocarem experiências, aprenderem sobre temas como transição verde, liderança e governança, e se motivarem a alcançar seus objetivos profissionais.
A solenidade de abertura contou com a presença de Teila Fridrich, representante do Sindicato Rural de Uruçuí, e Ani Sanders, presidente da Comissão das Mulheres do Agro da Faepi. Em seus discursos inspiradores, ambas as líderes destacaram a fundamental importância da participação feminina no agronegócio. Mais do que um evento, a ocasião proporcionou a criação de conexões estratégicas, com o objetivo de sensibilizar e conscientizar sobre o papel das mulheres para o fortalecimento do sistema sindical patronal.
Márcia Borges, representante da Faepi, apresentou a Comissão para as Mulheres, detalhando seus eixos de atuação e objetivos, como ampliar a participação das mulheres no Sistema Sindical, garantindo-lhes voz e representatividade; desenvolver a capacidade de liderança das mulheres no setor agropecuário, impulsionando-as a ocuparem cargos de destaque.
A abertura do evento foi apenas o início de uma jornada promissora, que promete impulsionar significativamente a participação feminina no agronegócio piauiense.
Durante o evento, as participantes assistiram as palestras: “Transição verde para o ESG”, ministrada por Marivânia Schoenherr, e “O poder da união das mulheres”, ministrada por Celina Lira. Na palestra de Schoenherr, as participantes aprenderam sobre os desafios e oportunidades da transição para um modelo de agronegócio mais sustentável. Já na palestra de Celina Lira, as participantes foram inspiradas a se unirem em favor de um objetivo em comum.
Ao final do evento, as mulheres da Comissão e as palestrantes foram homenageadas com bonecas de pano confeccionadas pelo Projeto Algodão Transformando Vidas. Essa iniciativa, do Sindicato Rural de Uruçuí em parceria com a APIPA – Associação Piauiense dos Produtores de Algodão, além de presentear as convidadas, visa valorizar o artesanato local e a geração de renda.
Na ocasião, Clélia Marisco, diretora executiva do Sindicato Rural de Uruçuí, teve a oportunidade de apresentar o projeto Algodão Transformando Vidas para as participantes do evento.
O evento foi um grande sucesso e as participantes elogiaram a organização e o conteúdo. “Foi uma manhã muito enriquecedora. Aprendi muito sobre liderança e empoderamento feminino. Vou colocar tudo em prática na minha vida profissional e pessoal”, disse a produtora Maria das Dores Tavares.
Marcaram presença no evento Patrícia Rocha, representante da Faepi, Rossana Aboud, secretária da comissão e Rosangela Wenner, produtora e uma das idealizadoras da Exposoja.