Jovens aprendizes do Senar Piauí são efetivados antes mesmo de concluir o curso
Isolda Monteiro
25 de fevereiro de 2025
Três jovens de Uruçuí deram um grande passo em suas carreiras no agro ao serem contratados pelo Grupo Progresso antes mesmo de concluírem o curso de Mecânico de Manutenção de Máquinas Agrícolas, promovido pelo Senar Piauí no Programa Jovem Aprendiz. A história deles é um exemplo de dedicação e oportunidade que o setor oferece.
Para Mylena dos Santos, a contratação foi uma surpresa. “Quando recebi a notícia, fiquei muito feliz e aceitei na hora!”, conta a jovem, que agora faz parte da equipe de Gente e Gestão da empresa.
Já Rafael José destaca que todo o esforço valeu a pena. “Lembro como se fosse ontem, acordando às 4 da manhã, ansioso para pegar a van às 5h e chegar ao curso. No final, todo o sacrifício foi recompensado. Atribuo esse resultado ao foco, determinação e vontade de crescer”, afirma. No futuro, ele planeja cursar Administração ou Contabilidade para continuar sua ascensão profissional.
Com história semelhante, Jeferson Miranda também reforça a importância da dedicação. “Nunca deixem que digam o que você deve ser. Sonhe alto, mas com os pés no chão. Sempre acreditei que poderia chegar longe e hoje vejo que a fé e o esforço me trouxeram até aqui”, diz o jovem que está atuando como Assistente Comercial da Progresso Agroindustrial.
De acordo com o supervisor Camilo Saraiva, o Grupo Progresso percebeu nos jovens aprendizes qualidades que fazem diferença no mercado. “O que mais nos chamou a atenção foi o interesse em aprender, a proatividade e o sorriso no rosto. Eles demonstraram vontade de estar aqui, de fazer parte”, destaca.
A coordenadora do Programa Jovem Aprendiz no Piauí, Fabiana Batista, ressalta a importância da iniciativa para o setor agropecuário. “A demanda por mão de obra qualificada é crescente. O programa vem justamente para suprir essa necessidade, oferecendo capacitação profissional e facilitando a entrada dos jovens no mercado de trabalho. Os ganhos são enormes para as empresas, para os jovens e para o estado”, explica.
O curso tem carga horária de 960 horas, sendo 480h de teoria e 480h de prática profissional. Com a efetivação desses três jovens, o Senar reforça seu papel na qualificação e empregabilidade de novos talentos para o agro, setor que não para de crescer.