Senar Piauí entrega 77 novos técnicos ao mercado de trabalho
Isolda Monteiro
16 de março de 2025
Em uma cerimônia emocionante realizada no Centro de Treinamento da FETAG, no dia 15 de março, o SENAR Piauí celebrou a formatura de 77 alunos da Rede e-Tec, dos polos de Corrente, Pio IX, Teresina e Parnaíba. Os formandos dos cursos Técnico em Agronegócio, Zootecnia e Fruticultura, agora, estão prontos para impulsionar o agronegócio no estado.
A solenidade contou com a presença de familiares, amigos e tutores, além de autoridades importantes para o setor: Diego da Paz Carvalho, Superintendente do SENAR Piauí; Mairla Portela, Gerente de Educação Formal; Filemon José Francisco de Sousa Nogueira Paranaguá, Prefeito Municipal de Corrente e Presidente do Sindicato Rural de Corrente; Luís Pereira, Presidente do Sindicato Rural de Pio IX, Patrícia Rocha, Gerente Administrativa e Financeira, Sílvio Brito, Gerente da Assistência Técnica e Gerencial-ATeGe os produtores rurais Ricardo Salomão Aboud e Rossana Aboud.
Os cursos técnicos da Rede e-Tec representam um avanço significativo na missão do Senar de promover educação profissional de qualidade para a população do meio rural. Ao integrar a Rede e-Tec em 2015, o sistema ampliou a oferta de serviços educacionais, formando profissionais especializados na produção pecuária e na cadeia produtiva da fruticultura, aptos a atuar em diversos segmentos da agropecuária brasileira.
A emoção e o sentimento de realização marcaram a cerimônia. Francisco Façanha, formando em Zootecnia, expressou sua gratidão. “É uma sensação de gratidão de ter feito parte dessa história do Senar e de poder ter agregado conhecimento às minhas outras formações”.
Lucas Souza, tutor, destacou a importância da prática nos cursos. “A parte principal, ao meu ver, é a questão da prática. Como o próprio lema diz: aprender a fazer, fazendo”.
Diego da Paz, superintendente do Senar Piauí, ressaltou o papel dos novos técnicos no desenvolvimento do estado. “Estamos entregando para o mercado de trabalho 77 técnicos. É um momento em que o agronegócio vem crescendo, e nossos técnicos estão capacitados para desenvolver a agropecuária no nosso estado”.
Luís Pereira, presidente do Sindicato Rural de Pio IX, enfatizou a importância da preparação dos técnicos. “A preparação dos técnicos é de extrema necessidade, por entender que o conhecimento é o que existe de mais importante para agregar valores e desenvolver melhor as atividades agrícolas que desenvolvemos”.
Mairla Portela, gerente de Educação Formal, celebrou a marca de mais de 300 alunos formados pelo Senar Piauí. “A cada ano, aprimoramos e melhoramos os cursos, sempre focando na prática para prepará-los para o mercado de trabalho”.
A formação de técnicos qualificados é fundamental para impulsionar a economia do Piauí, especialmente no setor do agronegócio. Os cursos oferecidos pelo Senar Piauí preparam profissionais para atender às demandas do mercado de trabalho, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do estado.