Assistência Técnica e gerencial é lançada e vai atender 1.860 cidades
Isolda Monteiro
25 de novembro de 2019
Durante um café da manhã, o Sistema FAEPI SENAR – PI lançou o programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG do Senar Piauí. O evento aconteceu no estande da instituição, no Parque de Exposição Dirceu Arcoverde e contou com a presença do governador do Estado, Wellington Dias, autoridades, produtores rurais.
A ATeG é um programa destinado a todos os produtores independente do tamanho da propriedade rural, trabalhando inclusive a agricultura familiar.
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Piauí – FAEPI, deputado federal Júlio César comemorou o início do programa no Estado. “A ATeG irá revolucionar o setor porque será uma assistência voltada para a estão, o produtor terá uma nova visão sobre seu negócio, com acompanhamento gratuito , por dois anos”, disse.
A regional do Piauí se espelhou no modelo nacional de metodologia desenvolvido pelo SENAR/Administração Central. No entanto, adaptou de acordo com características e realidade do Estado. Serão trabalhadas as seguintes cadeias produtivas: Ovinocaprinocultura, Piscicultura, Bovinocultura de leite, Bovinocultura de corte, Fruticultura, Olericultura e Apicultura.
No Piauí, será iniciado o projeto Prospera Agropecuária Semiárido, serão atendidas 1.860 propriedades rurais, divididas em 29 municípios, com acompanhamentos mensais durante dois anos, tendo como diferencial, além de trabalhar questões produtivas, envolver fortemente a gestão do negócio.
A Assistência Técnica e Gerencial é um importante passo para o desenvolvimento do setor, uma vez que uma das dificuldades do produtor é gerenciar o que produz e o acompanhamento proporcionará a melhoria da rentabilidade dos produtores rurais. As ações serão realizadas pelo SENAR em parceria com ANATER Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento MAPA.