Prorrogado o prazo para renegociação das dívidas dos produtores rurais
Isolda Monteiro
19 de fevereiro de 2020
A Câmara Federal aprovou o destaque para prorrogar o prazo para a renegociação das dividas dos produtores rurais junto aos bancos públicos. O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Piauí – FAEPI, deputado federal Júlio César atuou na prorrogação desse prazo para estimular a produção agrícola e a pecuária.
Júlio César mobilizou os deputados para que os bancos possam renegociar as dívidas e incentivar a produção e articulou a votação para aprovação do destaque. “A lei foi objeto de estudo por mais de um ano e meio em 2014 e 2015 pela bancada do Nordeste, que presidimos. Fizemos isso com as federações de produtores, bancos e o governo que virou a Lei 13.340”, explicou.
Ele disse que quer oportunizar para os produtores rurais que foram penalizados pelas secas subsequentes na região. “Eram 846 mil operações no valor de R$ 22 bilhões que foram incluídos na lei. Foram negociadas 360 operações e não teve tempo para negociar mais. Por isso, queremos reativar”, assinalou Júlio César.
O presidente da FAEPI frisou que os produtores serão beneficiados pela prorrogação do prazo para a renegociação. “Nós articulamos com o Governo e com o Ministério da Fazenda para prorrogar por mais, pelo menos, um ano e para que os agricultores possam negociar suas dívidas”, destacou, dizendo que a vigência da lei acabou no dia 31 de dezembro do ano passado.
Júlio César ainda quer a desburocratização para que os produtores possam renegociar as dívidas em qualquer agência bancária. “Votamos sim pelo Nordeste. Votamos sim pelo Norte. Votamos sim pela produção no país todo”, finalizou.