CNA Jovem promove interação com grandes líderes no primeiro dia do encontro
Isolda Monteiro
2 de maio de 2021
O Sistema CNA/Senar deu, no sábado (1º), a largada para o primeiro encontro da etapa nacional do CNA Jovem, programa de desenvolvimento de novas lideranças, com uma série de interações entre os 80 jovens e grandes líderes da agropecuária e da educação brasileira.
O evento virtual segue até domingo (2) com uma programação intensa para que os finalistas se preparem para propor soluções aos sete desafios do agro identificados ao longo da jornada.
Na abertura do evento, o presidente do Sistema CNA/Senar, João Martins disse, por vídeo, aos jovens líderes que eles serão responsáveis pelas próximas mudanças da sociedade.
“Apostamos nos jovens, como agentes transformadores, para proporcionar as mudanças que o Brasil e o mundo necessitam, mostrando que o futuro é agora e vocês são o nosso presente. Para isso, é necessário continuar evoluindo e apresentando inovações, pois o Brasil é grande produtor de alimentos e responsável pelo abastecimento de mais de 1 bilhão de habitantes ao redor do mundo”.
Em seu discurso, o diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Daniel Carrara, ressaltou que dinâmica do CNA Jovem é baseada na elaboração de soluções para os desafios do agro.
“Mesmo na pandemia o agro continuou produzindo e garantindo alimentos. Para que nós consigamos avançar na proposta de alimentar o mundo e trazer receita ao produtor rural, nós precisamos de vocês. Iremos implementar as soluções que tiverem aderência ao nosso setor”, ressaltou Carrara, acrescentando que os participantes que já passaram pelo CNA Jovem ocupam cargos de liderança em diversos setores no país.
O ex-ministro da Agricultura e ex-presidente da CNA, Alysson Paolinelli, que concorre ao Prêmio Nobel da Paz 2021 por sua dedicação ao desenvolvimento da agropecuária brasileira, gravou um vídeo aos finalistas.
“Estamos dominando o mercado internacional porque temos competência e produzimos alimentos de qualidade, com preço mais barato e oferta constante. Indiscutivelmente, eu vejo que vocês trarão contribuição para inovar o processo produtivo tanto na agricultura quanto na pecuária, trazendo para a nossa produção novas ideias, a força e a juventude que vocês exalam”.
Líder humano – Para encerrar a programação da manhã, o professor, historiador e filósofo Leandro Karnal ministrou a palestra “O Líder Humano” com reflexões sobre a liderança moderna e aspectos humanos e comportamentais.
“A liderança humana vai tornar o líder como parte do processo, que de forma muito clara e objetiva, tem autoridade para incentivar as pessoas desenvolverem o melhor de si. O trabalho mecânico é das máquinas, mas o cérebro, a ética, o coração e a alma continuam exclusivos das pessoas”, concluiu.
Desafios – Os 80 jovens foram divididos em 10 grupos. Com o suporte e mentoria de especialistas e consultores, eles terão a missão de propor soluções aos sete desafios identificados durante as fases anteriores do CNA Jovem e validados pelo Sistema CNA/Senar em cinco áreas focais: educacional, empresarial, política, sindical e institucional.
Na tarde de sábado, os grupos se reuniram com especialistas que atuam nessas áreas focais para trocar experiências sobre temas.
Os convidados para a interação foram: a deputada Aline Sleutjes (PSL-PR), o palestrante e especialista em marketing do agronegócio José Luis Tejon; o presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Barreiras (BA) e egresso do CNA Jovem, Davi Schimdt; o diretor técnico adjunto da CNA, Reginaldo Minaré; e membro da diretoria do Grupo Associado de Agricultura Sustentável, Gino Marianelli.