Senar Piauí apresenta resultados da ATeG no município de Padre Marcos
Isolda Monteiro
28 de agosto de 2021
A Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/PI) já realizou mais de 24 mil atendimentos, em 2.637 propriedades rurais aplicando técnicas de produção e gerando o desenvolvimento econômico. O programa vem beneficiando produtores rurais de 81 municípios do Piauí, em 7 cadeias produtivas: apicultura, bovinocultura de corte, bovinocultura de leite, fruticultura, olericultura, ovinocaprinocultura de corte, piscicultura.
Na última sexta-feira (27) foi realizada a reunião de avaliação de resultados dos produtores da localidade Canto Alegre, no município de Padre Marcos – PI. Na região a ovinocaprinocultura é uma cadeia produtiva muito forte. Os produtores da região têm se destacado depois da Assistência Técnica e Gerencial do Senar Piauí . O técnico de campo Sebastião Neto apresentou resultados promissores desse ano de atuação.
“Depois que começamos o programa muita coisa melhorou, na questão das doenças dos animais, hoje temos calendário de vacinação, o que ajuda muito. O técnico de campo é sempre muito presente e procuro fazer todas as orientações” disse a produtora Edivânia Teixeira.
Entre os benefícios da ATeG estão a ampliação da sustentabilidade da produção agrícola, o engajamento da família na atividade produtiva, a geração de emprego e renda no campo e a melhoria da qualidade de vida no meio rural.
O gerente regional da ATeG, Sílvio Brito disse que a assistência técnica e gerencial continuará sendo prioridade em 2022. “Os resultados que a ATeG apresentou comprovam que os objetivos de elevação da produção, produtividade, qualidade e renda foram alcançados. Temos o propósito de continuar o trabalho, transformando a vida dos produtores rurais”, afirma.
Estiveram também presentes na reunião o prefeito de Padre Marcos, José Valdinar, os vereadores Helton João e Hilda e o secretário de Agricultura, Adjane Bento.
ATeG
O programa é desenvolvido em duas fases. Na primeira, cada técnico de campo atende até 30 propriedades rurais por mês durante dois anos. As visitas mensais têm duração de quatro horas.
Para atender os produtores rurais, a ATeG no Piauí conta com 95 técnicos de campo. Os produtores rurais precisam se comprometer com os objetivos e os princípios do programa, desenvolver o diagnóstico e o plano de trabalho da propriedade, acompanhar a visita do técnico e cumprir as recomendações técnicas e gerenciais.
A atuação dos Sindicatos Rurais é organizar as ações do programa, auxiliar na seleção de produtores e dos cursos de complementares.