O Dia de Campo ATeG do Senar Piauí reuniu produtores da ovinocaprinocultura dos municípios de Fronteiras, Pio IX, Caldeirão Grande, Vila Nova, Marcolândia, atendidos pelo programa. O evento aconteceu em Fronteiras- PI, na propriedade rural GJS, pertencente a Geraldinho.
Os produtores participaram de três palestras: Reserva estratégica nutricional na ovinocaprinocultura, Manejo sanitário e melhoramento genético na ovinocaprinocultura, A palma como poupança forrageira, ministradas por José Irapuã (médico veterinário), Luís Madeira (médico veterinário) e José João (engenheiro agrônomo), respectivamente. Após as palestras os participantes se dirigiram até as áreas reservadas à cada tema abordado para o momento de instrução prática.
Para o presidente do Sindicato Rural de Fronteiras, Norberto Ângelo Neto, o encontro fortalece a cadeia produtiva de ovinocaprinocultores. “Essa experiência que nós estamos vivenciando aqui com os técnicos dos mais variados níveis, trazendo informações, conhecimento, só vem a fortalecer a cadeia produtiva da ovinocaprinocultura que está exatamente voltada para esse setor elementar da nossa economia”, disse.
O coordenador da Formação Profissional Rural (FPR), Marcos Paraguassu destacou a importância da realização do evento. “É um momento ímpar para os produtores trocar ideias, um intercâmbio de tirar dúvidas com nossos técnicos que são muito preparados para isso”.
O gerente de Assistência Técnica e Gerencial, Sílvio Brito, ressaltou que “o dia de campo é uma das formas de levar conhecimento ao produtor, pois possibilita a troca de experiências com produtores de outras regiões, contato com outros profissionais do setor, aproximando o saber do fazer e facilitando a implantação de boas práticas no seu cotidiano”.
No evento compareceram também autoridades municipais como o prefeito de Fronteiras, Eudes Ribeiro e a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Zildênia Ribeiro; o secretário de Meio Ambiente de Fronteiras, Eriveltho Ribeiro; o vice-prefeito de Marcolândia, Valmir de Juracy; o prefeito de Caldeirão Grande, Filipe Gonçalves; o presidente do Sindicato Rural de Pio IX, Luís Pereira; vereadores; o engenheiro agrônomo Alexandre.