FAEPI PARTICIPA DO ENCONTRO NACIONAL DO AGRO EM BRASÍLIA
Larissa Belo
11 de agosto de 2022
Uma caravana composta por 16 participantes entre presidentes de sindicatos, produtores rurais e demais membros da Federação da Agricultura e Pecuária do Piauí (FAEPI) marcaram presença no Encontro Nacional do Agro, na última quarta-feira, 10 de agosto, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.
O evento que reuniu cerca de 3.500 pessoas foi organizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Federações Estaduais, Sindicatos e associações do setor. Segundo o presidente da CNA, João Martins, “pela primeira vez na história, a CNA conseguiu fazer um evento em Brasília com representantes do agro de Roraima ao Rio Grande do Sul”.
A abertura do encontro contou com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, que destacou as ações do governo federal para a agricultura familiar e para o agronegócio.
O evento ainda contou com uma extensa programação que incluiu debates, análises de cenários econômicos e políticos, além de palestras sobre segurança alimentar, meio ambiente, comunicação e redes sociais.
O presidente do Sistema FAEPI/Senar, Filemon Paranaguá, avaliou o evento como positivo para o agronegócio brasileiro: “O Encontro Nacional do Agro foi um evento marcante que reuniu todos os presidentes das federações do Brasil juntamente com representantes dos sindicatos rurais e diversas lideranças do agronegócio brasileiro, sob a coordenação da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). O encontro teve relevância destacada ao apresentar um conjunto de propostas, em diferentes áreas, as quais o agro entende, imprescindíveis para o seu fortalecimento e expansão, tais propostas serão encaminhadas aos candidatos postulantes à presidência da república para avaliação e possível inclusão dos seus respectivos programas de governo”.
Durante o evento também foram apresentadas várias novidades na área de tecnologia, como o Hub CNA Digital e a plataforma EmpregosAgro. Outras novidades foram o lançamento do prêmio ATeG gestão e resultado e da 5ª edição do Programa CNA Jovem.
EMPREGOSAGRO
Durante o encontro foi lançada a plataforma EmpregosAgro que tem o objetivo de conectar pessoas em busca de trabalho e diminuir a lacuna entre a necessidade das empresas e pessoas que buscam emprego no setor agro.
Empresas e produtores rurais interessados em aderirem à plataforma já podem se cadastrar gratuitamente no site EmpregoAgro (https://empregosagro.com.br). As organizações receberão suporte para utilizar os recursos e para encontrar os profissionais que precisam.
Um diferencial importante da plataforma é identificar quando o candidato fizer a aplicação do currículo, a lista de cursos e capacitações existentes naquela área para potencializar a sua chance de conquistar um emprego.
PRÊMIO ATeG GESTÃO E RESULTADO
O Prêmio ATeG 2022 – Gestão e Resultado, lançado durante o Encontro Nacional do Agro, vai reconhecer produtores rurais e técnicos de campo que obtiveram os melhores resultados em ganhos produtivos e de qualidade de vida com a implantação da Assistência Técnica e Gerencial.
O objetivo é valorizar os bons resultados da assistência técnica e gerencial do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) nas propriedades que passaram pelo menos por um ano de acompanhamento nas áreas de bovinocultura de leite, bovinocultura de corte, olericultura, fruticultura e ovinocaprinocultura de corte.
As inscrições deverão ser feitas pela Administração Regional do Senar até o dia 10 de outubro de 2022 de acordo com o regulamento.
Os casos de sucesso serão avaliados por uma comissão que analisará o engajamento do com o Sistema CNA/Senar, promoção da sucessão familiar, desenvolvimento profissional, adoção de boas práticas agropecuárias e melhoria na qualidade de vida.
5ª EDIÇÃO CNA JOVEM
A 5ª edição do CNA Jovem foi lançada durante o Encontro Nacional do Agro, na quarta (10). O evento reuniu lideranças rurais de todo país em Brasília.
As inscrições serão abertas em outubro no site www.cnajovem.org.br. Poderão participar pessoas com idade de 22 a 30 anos com algum vínculo com o meio rural e que possuam curso técnico ou nível superior.
O programa é uma oportunidade para desenvolver habilidades e competências de liderança empreendedora e propor soluções inovadoras para o agro.
Para mais detalhes do programa e para saber como foram as edições anteriores, acesse: cnajovem.org.br