SISTEMA FAEPI/SENAR PROMOVE CAFÉ DA MANHÃ DE LANÇAMENTO DA EXPOAPI 2022
Larissa Belo
28 de novembro de 2022
Na manhã desta segunda-feira (28) a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Piauí – FAEPI e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural SENAR-PI promoveram um café da manhã de lançamento da 71ª edição da Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi) com autoridades, expositores e representantes de associações de criadores no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde. Na ocasião estiveram presentes várias autoridades políticas, secretários, associações e empresários do setor.
O evento é realizado pelo Governo do Estado através da Secretaria de Estado do Agronegócio e Empreendedorismo Rural (Seagro) e vai acontecer de 04 a 11 de dezembro no parque de exposições.
O setor da agropecuária é uma atividade importante no Estado, sendo responsável por alavancar o Produto Interno Bruto (PIB) do estado, fazendo com que ele não tenha tido uma queda maior em 2020, como explicou o Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Piauí (FAEPI), deputado federal Júlio César, “na pecuária hoje temos um rebanho conhecido no Brasil todo pela sua qualidade, que é vendido em todos os estados brasileiros através de feira e exposição que participamos, bem como a produção agrícola, que cresce, é mais competitiva, tem o maior percentual de crescimento no Piauí e no Brasil e temos certeza que o nosso setor é o que mais tem contribuído para o aumento da renda per capita, do PIB do Piauí e do PIB do Brasil”.
O secretário de Agronegócio, Jonas Moura disse, que tem grandes expectativas sobre o evento e disse ainda que se espera um fluxo de mais de 300 mil pessoas passem pelo parque nos oito dias de feira.
“Olha nós temos grandes expectativas na realidade é um entusiasmo que a gente sente muito grande da nossa parte e também da parte dos organizadores. Aqui a gente tem toda a estrutura do parque, mas tem as associações, que a APCZ que cuida de todo o processo. Temos realmente grande expectativa de participação de muitas empresas, de muitos produtores da parte de shows que também já tá tudo organizado, então tem uma expectativa de público, mais de 300 mil pessoas nesses oito dias, então a gente tá muito animado pra fazer uma grande exposição”, disse Jonas Moura.
A feira que se consolida como a maior exposição do Norte/Nordeste deve reunir expositores de 18 estados brasileiros, dentre criadores de bovinos, equinos, caprinos e ovinos. O evento terá, além das exposições, cavalgadas e competições de hipismo, vaquejada, julgamento de animais, uma etapa nacional da exposição de caprinos da raça Boer, leilões, shoppings de animais e shows com atrações locais e nacionais. A expectativa é que sejam gerados mais de R$ 30 milhões em vendas direta e indireta, segundo o presidente da Associação Piauiense de Criadores de Gado Zebu (APCZ), André Nogueira.
“A Expoapi hoje é referência para o Brasil. Nós temos aqui animais que se consagraram nacionalmente, exportando material genético para outros países e isso desperta interesse de investidores, de criadores de todo o Brasil. Nós vamos ter aqui também bandas nacionais, bandas locais, todos os dias, de domingo a domingo nós vamos ter uma grande praça de alimentação. A expectativa de negócio é na ordem de R$ 30 milhões, levando em conta a venda de animais em leilões, a venda de animais em shoppings, a venda de criador para criador, contrato de produtores com instituições financeiras e também a movimentação de venda de tratores, máquinas, implementos,” disse André Nogueira.
O deputado estadual Georgiano Neto também participou do lançamento da Expoapi garantiu que o evento já está no calendário dos piauienses e também de todos os brasileiros. “Um momento importante do nosso estado, uma exposição que já está no calendário oficial dos piauienses, dos nordestinos e também dos brasileiros. É a maior feira do Nordeste que vai receber expositores de vários estados da região. E o sentimento que aqui também possa propiciar importantes negócios”, explanou Georgiano.