SENAR Nacional promove 4º concurso de vídeos para instrutores e técnicos de campo
Isolda Monteiro
13 de julho de 2023
Senar/PI vai selecionar os materiais audiovisuais para concorrer à premiação. Prazo para envio vai até 10 de agosto.
O Senar Nacional está com inscrições abertas para o 4º Concurso de Vídeos Educativos. A iniciativa vai premiar 10 instrutores e técnicos de campo de todo o Brasil engajados na produção de vídeos, com o objetivo de incentivar a disseminação do conhecimento ao público rural. O prazo para envio dos materiais vai até dia 10 de agosto.
Os instrutores do SENAR/PI devem enviar seus vídeos, com duração entre 5 e 10 minutos,em formato mp4 e na horizontal, par o email ascom@senarpiaui.org.br. Também devem ser encaminhados o formulário de inscrição do instrutor e/ou do técnico de campo conforme formato descrito no edital e o Termo de Autorização de Uso de Nome, Imagem e Voz.
O SENAR/PI vai selecionar os vídeos para a disputa nacional. Os vencedores do concurso serão premiados com notebooks, sendo quatro para instrutores de cursos de Formação Profissional Rural (FPR), três para a área de Promoção Social (PS) e três aos técnicos de campo da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). Os vídeos premiados também vão compor a Coleção SENAR de Vídeos e o aplicativo Estante Virtual da Coleção SENAR.
Critérios
Em seus vídeos, os profissionais devem promover uma reflexão, proposta de intervenção e/ou práticas de orientações técnicas e gerenciais sobre grandes temas do agro. Na área de FPR, os temas sugeridos são sistemas de produção agropecuários (com foco em inovação e sustentabilidade); bem-estar animal; meio ambiente e produção vegetal. Em PS, os assuntos são saúde preventiva; alimentação e nutrição; organização comunitária; e inclusão digital. Para ATeG, os profissionais podem abordar qualidade de vida; meio ambiente; geração de renda e redução de custos; e aumento da produção.
A avaliação dos materiais recebidos vai considerar aspectos como postura didática e técnica; conteúdo educativo com caráter propositivo; qualidade das imagens e de áudio; criatividade e originalidade; pertinência do tema; contextualização das informações; e inserção de gráficos, imagens, ilustrações ou mapas mentais.