Hoje, no Palácio de Karnak, foi realizada a solenidade em comemoração aos 40 anos da Secretaria Estadual da Justiça (SEJUS). Diego da Paz, o superintendente do SENAR/PI, participou do evento.
Durante a cerimônia, o governador Rafael Fonteles e o secretário de Justiça, Carlos Augusto, entregaram troféus a várias personalidades e instituições do Piauí que têm desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento do sistema penitenciário local.
Entre os homenageados, o SENAR/PI foi agraciado em reconhecimento aos cursos de Formação Profissional e Promoção Social que tem conduzido dentro do sistema prisional. Essa iniciativa é realizada em estreita colaboração com a SEJUS e o Ministério Público do Piauí, com o objetivo de capacitar os detentos e, assim, contribuir de forma significativa para sua reintegração à sociedade.
“Ficamos honrados com este reconhecimento e pela oportunidade de contribuir para o trabalho da Justiça, proporcionando capacitação e oportunidades de trabalho aos internos. A promoção da ressocialização é de suma importância.”, disse Diego da Paz.
O governador Rafael Fonteles destacou a relevância das parcerias com instituições e enfatizou a responsabilidade do Estado em garantir a ressocialização. “Determinei ao secretário de Justiça que todas as unidades penais do Piauí ofereçam estudo ou trabalho aos detentos, para que possamos, em parte, alcançar a ressocialização deles. Como sociedade, devemos acreditar na ressocialização, caso contrário, estaremos presos à barbárie”, enfatiza.
O secretário de Justiça, Carlos Augusto, compartilhou os esforços em andamento e o compromisso contínuo com a promoção de programas de ressocialização dos presos e a expansão da oferta de educação em diversas modalidades. Isso inclui o aumento de oportunidades de emprego por meio da criação e ampliação de oficinas de trabalho, qualificação profissional e estabelecimento de parcerias dentro do sistema prisional.
Atualmente, a Secretaria da Justiça abriga aproximadamente seis mil pessoas privadas de liberdade em 17 unidades penais. Até o momento, o SENAR/PI já capacitou com sucesso 1.787 internos, demonstrando seu compromisso em fazer a diferença na vida dessas pessoas em busca de uma segunda chance na sociedade.