O copo descartável leva cerca de 200 a 450 anos para se decompor na natureza. Diante dessa preocupação ambiental, o Sistema FAEPI SENAR/PI iniciou a campanha “Adote uma Caneca no Trabalho”, incentivando cada colaborador a adotar o uso de canecas ou garrafinhas no ambiente profissional.
Como parte do kit de boas-vindas, disponibilizamos uma caneca e uma garrafa térmica para cada colaborador. Caso seja necessário usar um copo descartável, sugerimos reutilizá-lo ao longo do dia, contribuindo para uma abordagem mais sustentável.
Assumimos a responsabilidade pelo desenvolvimento econômico e material, sem causar danos ao meio ambiente. A transformação de pensamentos e ações deve ser impulsionada por novas experiências, tanto no âmbito profissional quanto pessoal.
Convidamos cada um a dar o primeiro passo, modificando o copo descartável por uma caneca, em prol de um ambiente mais sustentável.
Abaixo, enumeramos alguns motivos para você também aderir a essa linda campanha:
Todo copo descartável utiliza matéria-prima extrativa e não sustentável.
A produção de plástico gera resíduos tóxicos.
O plástico é o resíduo sólido urbano menos reciclado do mundo (no Brasil apenas 20%).
Sua decomposição na natureza leva séculos (200 a 450 anos).
Ao serem jogados no lixo comum, são levados para aterros, liberando seus componentes no meio ambiente, o que pode levar à contaminação do solo e lençóis freáticos.
Provém do petróleo, que é uma fonte não renovável e que em implica grande impacto ambiental na sua extração.
Poucos catadores se interessam em coletá-los, então os copos plásticos acabam indo parar nos lixões.
Os copos plásticos, quando utilizados para bebidas quentes, como café ou chá, levam um pouco de sua composição para o corpo do usuário.