Os pulses desempenham um papel importante na segurança alimentar
Isolda Monteiro
10 de fevereiro de 2024
Os alimentos classificados como pulses são componentes essenciais da alimentação de uma considerável parcela da população brasileira e global, desempenhando um papel estratégico fundamental na garantia da segurança alimentar.
Reconhecendo sua importância e visando aumentar a conscientização sobre seus benefícios, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 10 de fevereiro como o Dia Mundial dos Pulses.
Mas afinal, o que são pulses? Este termo refere-se às sementes secas de leguminosas como feijão, ervilha, lentilha e grão-de-bico. São ricas fontes de proteínas, fibras, vitaminas e minerais, constituindo-se em excelentes fontes de micronutrientes.
A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) destaca que, devido à sua longa vida útil, essas leguminosas contribuem significativamente para diversificar as dietas, especialmente nos países em desenvolvimento.
Diante de seus inúmeros benefícios, a Organização reconhece os pulses como alimentos de destaque para a segurança alimentar global e como componentes relevantes na luta contra a fome em todo o mundo.
No Brasil, diversos tipos de pulses são produzidos ao longo do ano. O feijão, por exemplo, é cultivado em todas as regiões, tornando o país o terceiro maior produtor mundial.