Senar Piauí participa do I Prêmio Mulheres das Águas, em Brasília
Isolda Monteiro
20 de março de 2024
Mulheres foram reconhecidas pelo seu protagonismo nos setores pesqueiro e aquícola, tradicionalmente associados ao universo masculino, durante o I Prêmio Mulheres das Águas. O evento, promovido pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), aconteceu no Hotel Royal Tulip, em Brasília, contou com a presença do presidente Lula, da primeira-dama Janja Lula, do ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, da ministra da Saúde Nísia Trindade, da ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, da ministra da Cultura, Margareth Menezes e da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.
Esta premiação reverenciou mulheres que se destacaram em seus trabalhos, ações e pesquisas nos campos da pesca e da agricultura, contribuindo para o bem-estar social das comunidades, a sustentabilidade e o respeito aos territórios, por meio de seu papel fundamental na preservação da cultura e tradições ligadas à pesca. O MPA recebeu 149 relatos inspiradores de 23 estados, além do Distrito Federal.
O estado do Piauí foi representado pela talentosa técnica de campo Camila Marinho, indicada pela CNA – Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil. Camila, engenheira agrônoma, desempenha suas atividades na piscicultura dentro da Assistência Técnica e Gerencial do Senar Piauí. “Meu sentimento é de gratidão e alegria de ter recebido essa honra de estar aqui e fazer parte dessas mulheres de histórias inspiradoras, histórias que abrirão caminhos para outras mulheres”, comemora.
O superintendente do Senar/PI, Diego da Paz, enfatiza que a escolha de Camila foi acertada, pois ela possui uma trajetória sólida e experiência consolidada tanto na piscicultura quanto no Senar.
O ministro André de Paula enfatizou a relevância da recriação do MPA, que capacita e fortalece a representatividade do setor. Por sua vez, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em seu discurso, ressaltou o compromisso do Governo Federal em promover a equidade de gênero, raça e diversidade em todos os campos de trabalho.
Protocolo de intenções
Durante o evento também foi assinado um protocolo de intenções para o desenvolvimento de um programa de saúde integral para as Mulheres das Águas entre o Ministério da Pesca e o Ministério da Saúde. O documento foi assinado entre o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, e a ministra da Saúde, Nisia Trindade.